5 propagandas do Duolingo disfarçadas de meme
- Francini Rodrigues

- 4 de dez.
- 3 min de leitura
O Duolingo, app de idiomas mais famoso do mundo — acho que ele sustenta esse título, né? — é especialista em alguns conceitos revolucionários da publicidade:
Marketing viral;
Marketing de oportunidade;
Humanização e identificação;
Criação de expectativa;
E por aí vai…
Mas se tem uma coisa que garantiu essa posição para a marca, foram os memes. Seu bom posicionamento nas redes sociais e estratégias de interação com o público garantem visibilidade e muita, muita preferência do consumidor.
Já falamos aqui sobre os memes na publicidade, e você também consegue encontrar vários de nossos artigos com menção ao Duo. Afinal, ele é famoso. Então, claro que tinha que ganhar um texto só dele.
Vem comigo conferir algumas das melhores campanhas do Duo, disfarçadas de meme, que ajudaram a colocar a corujinha verde no mundo das top marcas!
Duo ameaça sua família:
Uma das coisas pela qual o Duo é mais conhecido, é o tom levemente… agressivo, com o qual ele te incentiva com todo o carinho a fazer sua aula do dia. E depois que isso virou piada, é claro que passou a fazer parte da comunicação da marca:
Notificação absurda:
E já que as notificações do Duolingo dão o que falar, a marca deu um jeito de transformar essa fama em campanha pra lá de criativa.
A ideia foi da agência Jotacom, que encontrou usuários que abandonaram o aplicativo com uma pesquisa e, em parceria com vizinhos, amigos e família, projetou notificações em prédios nos arredores das casas dos alunos.


Uma notificação inusitada, difícil de ignorar e, sem dúvidas, perfeita para divertir os internautas.
Chama a Lily:
Por falar em divertir, se tem alguém na turma do Duo que não curte muita diversão é a Lily. A personagem é uma adolescente emo mal-humorada e de poucas palavras, que justamente por sua personalidade encantadora, caiu nas graças da galera.
Assim, ela foi a escolhida para estrelar uma nova função no app do Duolingo, as vídeo chamadas, disponíveis no plano premium. E para incentivar os alunos a contratarem a função, a personagem foi às ruas e caiu na internet, fazendo chamadas de vídeo com todo mundo. E mantendo seu humor ácido, claro.
Duolingo vs Serasa: Como assim?
E como se um mascote não fosse suficiente, o Duo ainda fez amizade com outro mascote temido por aí: o do Serasa. Em uma campanha bem-humorada, os dois se enfrentaram numa luta inflamada por "ofensas" nas redes sociais e apoiada pela energia dos “scores” da galera.
O Serasa determina uma pontuação de bom comportamento dos seus usuários, enquanto o Duo, claro, monitora sua pontuação nas aulas do app.
O Duolingo morreu?
E depois de mexer tanto com o perigo, o Duolingo foi dado como morto. Pois é.
A morte do Duo causou um alvoroço nas redes sociais. Foram teorias e mais teorias que iam desde os motivos mais bizarros (assassinato envolvendo outros membros da equipe, como a Lily) até estratégias de marketing plausíveis, já que tinha muita gente pensando (e já lamentando) que o mascote do Duolingo seria abolido ou substituido, e que a empresa passaria por um rebranding.
Mas como não se mexe em time que está ganhando e o forte do Duolingo já se tornou o humor, a marca bebeu muito da água desse incidente forjado.
Teve velório do Duo, nota de pesar e até mesmo uma despedida emotiva e engraçada da diva pop Dua Lipa, que foi orgânica, já que a cantora além de simpática é viciada em aprender idiomas, então todo mundo brinca que Duo e Dua são família.

As outras marcas também aproveitaram o assunto em alta:

Isso só mostra como uma estratégia bem pensada e que condiz com o público alvo, neste caso a galera da internet, pode gerar engajamento e se tornar um marketing viral ainda maior do que o esperado.
E olha, é possível dizer que, nas redes sociais, nem a morte forjada da Odete Roitman na segunda versão de Vale Tudo causou tanto frenesi.
É claro que, depois de todo o barulho, o Duo fez seu retorno triunfal (e de calcinha, igual dessa vez aqui).
Mas a estratégia, apesar de super criativa e ainda original, não foi inédita. A Planters já tinha matado seu mascote, o Mr. Peanut, em uma campanha para o SuperBowl. Saiu até no jornal:
Ainda assim, não dá para negar que o Duo sabe fazer sucesso e tira de letra seu posto de “diva pop dos idiomas” nas redes sociais, né? Dua Lipa que se cuide!
Agora, antes de fazer sua ofensiva, dá uma olhada nas redes sociais da Prosear. A gente pode não ter um mascote tão simpático quanto, mas pelo menos não te ameaçamos…










