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Vale Tudo na publicidade

  • Foto do escritor: Gustavo Labadessa
    Gustavo Labadessa
  • 9 de set.
  • 3 min de leitura
Post de divulgação de Vale Tudo com os atores principais

Com a diferença de 37 anos que dividem uma novela da outra, muita coisa mudou no mundo e, enquanto a obra original parou o país, o remake tem ganhado força na internet. Enquanto a versão de 1988 movimentou a caixa postal da emissora, a atual recebe uma onda de engajamento em seus conteúdos digitais. Pensando nisso, separamos algumas diferenças entre as versões em relação à publicidade, divulgação e interações com o público. Vem conferir:


O que mudou entre 1988 e 2025?


Muita coisa. O mundo mudou demais de 1988 até 2025, logo a forma de conversar com o público também. Quando Vale Tudo estreou na telinha, no final dos anos 80, não havia smartphones, muito menos era fácil se conectar a internet como hoje.


Na época, a interação do público era feita por carta, isso não só para rede globo, mas para comunicação total, era muito comum enviar uma carta com comentários para revistas, jornais, emissoras de televisão e até mesmo empresas.


Assim, Vale Tudo de 88 usou o que tinha de mais potente: os correios. O que não é muito diferente de hoje, a Globo segue usando as ferramentas mais poderosas para divulgar a novela e interagir com o público, trocando o papel e caneta pelos comentários em perfis nas redes sociais.


Originalmente famosa


Além disso, o product placement já era usado com inteligência: Gradiente, Nestlé, Banco Real, Construtora Encol — todas apareciam de forma integrada ao cotidiano dos personagens.


O castelo de cartas de Odete Roitman



Bom, que Vale Tudo parou o Brasil para descobrir quem foi o assassino de uma das vilãs mais icônicas da teledramaturgia todos já sabemos, né? E, como comentamos, o canal de comunicação principal de 1988 eram as cartas, assim, em parceria com a marca Maggi, foi lançado o concurso “Quem matou Odete Roitman?”.


A mecânica era simples: os telespectadores enviavam cartas com seus palpites, concorrendo a um prêmio milionário. O resultado foi imediato, mais de 3 milhões de cartas chegaram à Globo.


O império de likes de Fátima


Já no remake, a linguagem foi adaptada à era digital, não só na trama — onde a revista Tomorrow virou a agência de conteúdo e publicidade Tomorrow — mas na vida real também, as cartas deram lugar para o Instagram.


Dessa forma, além de criar conteúdos em publicar trechos da novela em redes como Tik Tok e Youtube, a Globo investiu em perfil real no Instagram para a personagem Maria de Fátima e, em uma estratégia similar à criada para a personagem Vivi Guedes na novela Dona de Mim, a vilã compartilha seu dia a dia, faz publicidades e interage com outros personagens da trama.


Atualmente o perfil conta com mais de 500 mil fatimores (nome que a personagem deu a seus seguidores) e 10,8 mil comentários em um vídeo que viralizou tanto na trama quanto no mundo real.


Você pode dar uma olhadinha no Insta da Faty aqui.


Vale Tudo dentro e fora da telinha


Lá em 1988 não faltou publicidade relacionada a novela, principalmente na reta final da novela, quando o mistério sobre quem matou Odete Roitman era um dos assuntos do momento.


Uma das mais interessantes foi o anúncio da CODISEG (Comitê de Divulgação Institucional do Seguros) que foi responsável por adiar a morte da vilã. A cena em que Odete Roitman morreu estava prevista para ir ao ar no dia 23 de dezembro, mas por causa do anúncio da CODISEG, que tinha a frase “Faça seguro. A gente nunca sabe o dia de amanhã” a famigerada cena foi adiada para o dia seguinte.


Propaganda Odete Roitman 1988

Já na versão de 2025, a Globo fechou parcerias com diversas marcas e caprichou na estratégia de Product Placement e em comerciais conectados à trama.


Um exemplo muito legal foi a inserção do Boticário com a novela. Em uma das cena do folhetim a personagem Odete Roitman questionava a irmã sobre os produtos que ela usa para o skin care e, ao saber que eram nacionais, desdenhava, logo em seguida, já no intervalo comercial, a atriz Débora Bloch, que interpreta a personagem, aparecia em um anúncio do Boticário enaltecendo seus produtos.




A repercussão das novelas


Vale Tudo é sem dúvida uma das novelas mais memoráveis da televisão brasileira e se a versão original tomou conta do país e resultou em incontáveis cartas para a Rede Globo, o remake — amem ou odeiem — não fica muito atrás e tem sido muito comentado nas internet, para se ter ideia, desde que a novela estreou, em 31 de março deste ano, a busca pelo termo “Vale Tudo 2025” cresceu 650% de acordo com o Google Trends.


Os tempos mudaram, a maneira de fazer publicidade não é mais a mesma, o contexto social também não, tão pouco o público e a maneira de consumir novelas.


No fim, ambas as versões acertaram na estratégia e criatividade e na maneira de trabalhar com as ferramentas do seu tempo.

 
 
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