top of page

O que é Product Placement? Veja séries, filmes e novelas que apostaram na estratégia!

  • Foto do escritor: Francini Rodrigues
    Francini Rodrigues
  • 29 de ago.
  • 5 min de leitura

Pegue sua pipoca porque o assunto aqui é entretenimento! Vou te explicar o que é “Product Placement” com os exemplos mais divertidos e icônicos, da teledramaturgia brasileira à sétima arte.


michael jackson comendo pipoca

O que é Product Placement?


Product Placement é uma estratégia da publicidade que foca em incluir a divulgação de produtos e serviços em conteúdos de entretenimento de forma sutil, para que a propaganda pareça natural.


Ao usar o Product Placement como tática, a intenção é que o público alvo não tenha sua atenção interrompida por uma propaganda tradicional. Isso pode resultar em uma experiência muito mais positiva para os possíveis clientes, o que é sempre um dos primeiros objetivos de uma campanha bem feita.


É tudo sobre a hora e o lugar:


Já que essa estratégia é menos agressiva aos olhos do público, ela acaba sendo tida como “menos chata”. Isso não significa que ela não pode dar errado…


Se você quer saber o que é preciso para um Product Placement bem feito, existem alguns segredos:


  • Direcionar para o público certo: Não adianta muito fazer propaganda de um celular super avançado na novela das seis que sua avó assiste, concorda?


  • Escolher a mídia (e o personagem) ideal: Imagina só se Star Wars tivesse uma cena do Darth Vader tomando refrigerante. Nem faria sentido…


darth vader pepsi

  • Achar o momento perfeito: O Product Placement precisa parecer natural. Se está acontecendo em uma novela, por exemplo, precisa ser discreto e combinar com o enredo da história. O telespectador não pode sentir estranheza, ou que está recebendo uma propaganda quando não devia.


Curiosidades sobre Product Placement:


Como tudo na publicidade, essa estratégia gera momentos e “regras” pra lá de curiosas. Vou te contar algumas delas:


  • Existem dois modos de se contratar o Product Placement:


Por meio de pagamento, quando a marca paga para anunciar;


Por meio de permuta, quando os produtos são enviados para fazerem parte do cenário em troca de aparição/menção.


  • Além de produtos, também é possível fazer Product Placement com lojas e serviços. É o que acontece quando um personagem usa determinado cartão de crédito, vai à uma agência de viagens ou loja para escolher móveis, por exemplo, e o nome da empresa ou serviço fica em evidência.


  • As marcas costumam ter exigências para a exibição de seus produtos. Algumas pedem para não aparecerem ao lado de determinados elementos de cenário, como margarinas perto de geléias. Outras, exigem uma cena onde as cores da marca sejam predominantes. E tem ainda aquelas que interferem na trama. A Apple, por exemplo, não costuma permitir que seus produtos sejam utilizados por vilões, para evitar associar a marca a valores ruins.


Sobre a Apple, vale ressaltar dois casos interessantes:


  • A regra de “vilões não usam iPhone” pode ter dado um spoiler da nova edição da novela Vale Tudo. Na trama original, a vilã Odete Roitman é assassinada por um personagem que só foi revelado no fim. A autora da nova versão já revelou que vai mudar o assassino para manter o mistério, e sabendo da regra dos vilões da Apple, os internautas já começaram a brincar de eliminar personagens da trama que utilizam iPhone da lista de suspeitos. Ah, se os detetives tivessem essa ajudinha…


homer simpson lupa

  • Mas os vilões que usam Android receberam um desconto para IOS na série House of Cards. É que a Apple liberou o uso de seus produtos — de celulares à computadores — para todos os personagens da trama, inclusive os de caráter duvidoso. A desculpa pode ser de que a série combina com a imagem de poder da marca (ou então, porque todo personagem é um pouco vilão).


E de casos de Product Placement perfeitos ou polêmicos, o universo da publicidade está cheio.


Exemplos de Product Placement mais icônicos:


Agora chegou a hora reabastecer sua pipoca. Senta que lá vem fofoca!


E.T. – O Extraterrestre e o os confeitos Reese’s Pieces


filme E.T.

Em uma cena do marcante filme de 82, os confeitos Reese’s Pieces, da Hershey, foram usados para atrair o E.T.


As vendas dos docinhos dispararam, salvando a marca, e o filme se tornou um marco. Azar da M&M's, que teve o espaço oferecido antes, mas recusou a parceria. Imagina a tristeza após o vacilo…


Stranger Things e a Coca-Cola que deu errado:


Eleven Coca Cola

A Coca-Cola adora investir em nostalgia para reforçar a tradição da marca, como eu já falei aqui. E o caso de amor da vermelhinha com a série Stranger Things é notável.


A marca aproveitou essa parceria para voltar para um ex amor antigo: a New Coke, que fracassou em seu primeiro lançamento, lá em 1985, ano em que Stranger Things se passa.


Na terceira temporada da série, a Coca inseriu o produto para dar início à divulgação pesada de que a New Coke seria relançada. Foi sucesso garantido! Todo mundo quis tomar a mesma Coca-Cola que a Eleven…


Transformers e o Chevrolet Camaro


Bumblebee transformação

Aqui no Brasil, houve uma fase em que não se aguentava mais ouvir falar (ou cantar) sobre o Camaro amarelo. A responsável por essa popularização é a franquia Transformers, que transformou (com o perdão do trocadilho) o carro em fenômeno mundial através do personagem "Bumblebee". Foi estouro de vendas para a Chevrolet.


Náufrago, FedEx e Wilson


Wilson o Naufrago

Não dá pra falar de Product Placement sem citar os dois casos mais famosos do cinema, ambos do mesmo filme. Náufrago dá destaque para a empresa de entregas FedEx, que aparece em todo o longa através das caixas boiando após o acidente, e da famosa bola Wilson, talvez o Product Placement mais bem feito da história, já que ela virou quase um personagem no filme. Tom Hanks que se cuide!


Avenida Brasil e o Guaraná Antarctica


Nina de avenida brasil

A marcante novela Avenida Brasil foi sucesso de merchans perfeitinhos. Um deles foi a parceria com o Guaraná Antarctica. Já que a novela dava foco à uma estética bem brasileira, com família grande na mesa, futebol e muitos outros elementos, o Guaraná, que se posiciona como “100% brasileiro” desde os primórdios, estava sempre lá nos almoços de Tufão e Carminha. Sutil, cheio de sentido, impecável.


Game of Thornes e… Starbucks?


Daenerys Game of Thrones Starbucks

O Product Placement é tão usado que às vezes acontece até sem querer. Esse caso é só uma brincadeira, afinal, não faz sentido ter cafeteria em Westeros. Mas se você for no episódio 8 da quarta temporada da série, vai ver que um copo bem parecido com um clássico do Starbucks foi esquecido com a rainha Daenerys…


A produção da série e a Starbucks levaram o episódio com muito bom humor. E os atores que tomavam café no set começaram a tomar cuidado redobrado, para não acontecer de novo.


Agora que você já sabe o que é Product Placement e conferiu alguns exemplos, tenho certeza de que vai lembrar desse texto quando se deparar com a estratégia na sua telinha. Se for interessante e curioso, pode ter certeza que vai virar prosa por aqui.


Então, já segue a gente nas redes sociais para não perder nada.

bottom of page