O que é Marketing de Guerrilha? Com exemplos!
- Gustavo Labadessa
- 18 de jun.
- 2 min de leitura
Vem entender o que é marketing de guerrilha e por que essa é uma estratégia não convencional e criativa.

Aqui no blog da Prosear você já conferiu o que é inbound marketing, folkcomunicação e o que é marketing de oportunidade, além de muitos outros conteúdos legais. E, hoje, vamos falar sobre o que é marketing de guerrilha.
Então, bora entender mais uma estratégia da comunicação?
O que é marketing de guerrilha?
Marketing de guerrilha é uma estratégia que consiste em criar publicidade de maneira não convencional e criativa. É usar de meios como intervenções urbanas, aplicações de arte em locais inesperados ou interações com o público para que fique muito difícil ignorar o anúncio.
O nome foi dado pelo publicitário estadunidense Jay Conrad Levinson, inspirado na Guerra do Vietnã. Isso porque, durante o confronto, os vietnamitas, mesmo com um poder de fogo menor que os rivais, conseguiram vencer diversas batalhas utilizando do conhecimento da região e da criatividade.
Exemplos de marketing de guerrilha:
Separamos aqui alguns anúncios pra lá de criativos para você entender essa estratégia na prática.
Dove:
A Dove é uma grande criadora de marketing de guerrilha! O exemplo que separamos, além de funcional, é extremamente bem feito. Olha só:
Volkswagen:
A gigante alemã instalou um escorregador em uma estação de metrô da Alemanha para brincar com o conceito de velocidade.
Coca-Cola:
A Coca-Cola, que é uma grande utilizadora dessa estratégia, usou do humor, felicidade e compartilhamento como pilares dessa ação.
Mais exemplos:
Nem só de anúncios audiovisuais vive o marketing de guerrilha. Essa estratégia também utiliza as mídias tradicionais, mesmo que de forma não convencional, para atingir seus objetivos.
Nesse Reels da Prosear você confere mais alguns exemplos desses verdadeiros shows de criatividade do marketing.
Gostou desse conteúdo? Não deixe de conferir nossos outros artigos sobre marketing!