A nostalgia é uma tendência? Por que as marcas estão apelando para o saudosismo
- Francini Rodrigues
- 30 de jul.
- 4 min de leitura
Atualizado: 29 de ago.
Se você já tem 30 anos ou mais, talvez tenha se deparado, nos últimos tempos, com diversos produtos atuais que lembram coisas da sua juventude. Mas se você ainda não chegou nessa fase, deve achar que tudo é novidade.

Então, vem comigo que eu vou te mostrar que a nostalgia é uma tendência! Vamos entender juntos por que as marcas estão retomando seus posicionamentos antigos, e que isso está longe de ser reciclagem por falta de criatividade.
Coca-Cola vintage, um caso de sucesso:
Para começar, vale uma análise de alguns cases de sucesso dos últimos tempos. Diversas marcas têm investido em estética vintage e em recuperar seu visual antigo.
Um bom exemplo disso é a Coca-Cola, que aposta cada vez mais pesado no marketing girando em torno da sua famosa garrafa de vidro, que tem esse visual antiguinho charmoso.
Há alguns anos, o produto voltou com força para o mercado, e a Coca, que sempre apostou na estética nostálgica de um jeito ou de outro, faz questão de incentivar essa imagem vintage legalzona, que posiciona a marca como um refri de tradição, que acompanhou diversas gerações e que não deixou de ser aesthetic. Nos comerciais, até a roupa da galera remete à uma vibe vintage.
Para ajudar, a marca aposta em sequências de product placement geniais, sempre dentro de séries, novelas e vídeos que estão ganhando o coração da internet (principalmente dos jovens) e que tenham essa vibe antiga.
É o caso da aparição da marca em Stranger Things, a série queridinha dessa geração, que se passa nos anos 80:

E na novela Garota do Momento, a mais comentada na internet da última década, que se passava no fim dos anos 50, enquanto os personagens acompanhavam a Copa do Mundo:

Além de incluir essa estética antiga em outras produções, muitas marcas também apostam em produzir seu próprio conteúdo vintage.
Tendências antigas e logos antigos:
Peço licença aos fãs de Coca-Cola para falar de sua concorrente, Pepsi, pode ser? Ela também aposta na nostalgia.
Em 2024, para comemorar os 125 anos da marca, a Pepsi redesenhou seu logo para deixá-lo mais próximo ao design clássico, o antigo.
Outra marca de bebidas que apostou na nostalgia em seus últimos lançamentos é a Corona, que comemora 100 anos em grande estilo, fazendo uso da estética vintage.
Com uma abordagem que mostra a bebida como “sempre presente nos melhores momentos”, a marca apostou em visuais que têm agradado cada vez mais os jovens que acham a nostalgia “cool”, elementos como filtros antigos, roupas vintage e filmagem com câmera super 8.
Isso ajuda a reforçar a presença da marca, e agradar os olhos de quem ama essa aparência.
Páscoa nostálgica e brinquedos do passado:
Por falar em agradar, os nostálgicos de plantão têm motivo para comemorar. Além de logos, comerciais e conteúdo vintage, as marcas têm relançado seus produtos cada vez mais. Uma oportunidade para colecionadores e saudosistas.
A Páscoa de 2025 é um bom exemplo. Ela foi marcada por grandes ícones das décadas passadas voltando à tona, o que ajuda nas vendas, já que as pessoas apegadas a estes produtos são justamente as que têm poder de compra hoje em dia.
Olha só o ovo da Páscoa da Moranguinho, da Kopenhagen, com o visual antigo da boneca:

A marca também apostou em uma coleção de Friends, sucesso dos anos 90:

Já a Nestlé, investiu na icônica bolacha Trakinas em versão ovo:

Por isso, a estratégia de relançar produtos queridos para adultos dá tão certo. Afinal, são eles o público alvo destes brinquedos, muito mais do que as crianças, e são eles que, muitas vezes, podem comprar hoje o que não puderam na infância.
Falta de criatividade ou saudosismo?
Nem uma coisa nem outra! As marcas têm investido na nostalgia porque essa estratégia garante pegar o público pelo afeto. Talvez você nem coma muitos doces hoje em dia, mas vai querer comprar aqueles pirulitos mergulhados no saquinho de açúcar só pela nostalgia.
A propósito, assiste esse vídeo aqui se você não sabe do que estou falando.
Além do aconchego de infância transmitido ao público, a nostalgia é uma tendência mundial porque ela se opõe, esteticamente, ao que hoje é tão comum: aparência tecnológica, cinza, minimalista, futurista. Seria uma espécie de “revolução visual”, onde o clássico e antigo é mais culto e interessante do que o moderno.
É por isso que marcas têm investido em seus designs antigos e artistas novos têm lançado até mesmo fitas cassete, e muitas, muitas variantes de vinil.


Inclusive, já reparou como a própria internet trouxe de volta as câmeras antigas? A geração Tumblr era louca pela Polaroid, e a geração TikTok ama a câmera digital raíz, tipo a famosa Tekpix, sabe?
Isso tem feito as marcas relançarem esses produtos atendendo às necessidades da nova geração com funcionalidades modernas, como conexão com a internet.
Esse fenômeno da nostalgia como tendência certamente causa muito impacto no mercado, e a prospecção é de que ele aumente, com fórmulas antigas de alimentos e mascotes de décadas passadas voltando aos holofotes.
Até a boneca da Angélica foi relançada pela Estrela em 2025.
Talvez, voltar para “tempos mais simples” seja necessário agora que os produtos super tecnológicos e fáceis estão saturados. Nossas mães diriam que “eles não têm mais o que inventar”, e talvez seja verdade. Com as compras na palma da mão, comprar é quase um impulso, e tudo é muito igual. Então, talvez, essa conversa sobre nostalgia seja muito mais profunda…
Mas isso é assunto para outra prosa.
Continue seguindo nossas redes sociais para não perder nada! Até a próxima.