top of page

O social media da Netflix: uma análise merecida.

  • Foto do escritor: Francini Rodrigues
    Francini Rodrigues
  • 13 de nov.
  • 3 min de leitura

Nem é preciso dizer que quando o assunto é interação nas redes sociais, a Netflix — Netinha, para os íntimos — se destaca. Você com certeza já se deparou com memes e respostas da marca nos comentários de alguma publicação.


Em 2022, a Netflix foi número um no ranking de perfis com melhor engajamento no Brasil, e também entrou no top dez internacional. Não é pra qualquer um.


Vamos conferir alguns dos melhores momentos da Netflix nas redes sociais, e analisar a estratégia por trás dessas respostas.


Social Media da Netflix em: Muito bem articulado!


Embora as respostas da Netinha pareçam espontâneas e casuais, existe uma estratégia muito clara por trás: gerar a impressão de conexão.


A alma da estratégia é justamente essa. Naturalidade.


A Netflix responde comentários de maneira tão despreocupada — e pouco séria — que nem parece que existe uma rede de profissionais social media nos bastidores digitando comentários engraçadinhos e sarcásticos.


pai da Coraline digitando

E essa é a graça da coisa toda! Por meio de seus comentários bem-humorados o marketing da Netflix garante engajamento, boca a boca gratuíto, promove seu conteúdo de um jeito “fácil”, gera conexão e aparece em blogs como este que você está lendo agora. Ou seja, o cão é muito bem articulado.


slinky toy story cão articulado

Confia no processo!


Muita gente sonha em chegar nesse nível de engajamento com seu público, mas para isso, a Netflix precisou insistir na vibe e não ter medo de ousar.


Hoje, o perfil brasileiro do streaming parece quase um laboratório de tiradas geniais de social media. Isso só foi possível porque, lá atrás, alguém disse que estava tudo bem responder um consumidor com um comentário ácido. Ousadia é fundamental.


E claro que tem muito bom-senso e pesquisa de adequação ao público alvo para chegar em uma estratégia assim, né? Afinal, a marca não pode “pesar a mão”.


O ponto é que, às vezes, é necessário se desprender das amarras da tradição e adotar caminhos mais soltos em nome do entretenimento. Nem que pra isso seja necessário ofender o cliente levemente.


Até porque, não é sobre rir dele. É sobre rir com ele.


Você não é tão importante assim.


Se tem uma coisa que o marketing da Netinha também nos ensina é a não levar as coisas tão a sério. Claro, é fundamental correr atrás de oferecer qualidade de verdade, mas provando isso na experiência do cliente, e não apenas vendendo a imagem de perfeição que algumas marcas tentam passar.


Uma das estratégias de redes sociais da Netflix é ser autodepreciativa: ela brinca com seus atrasos de lançamento, com seus filmes julgados ruins, com as polêmicas de seus personagens, com cancelamentos de séries e com tantos outros “defeitos”.


Isso acaba reduzindo o impacto de algumas reclamações — até mesmo as com fundamento —, como se tudo fosse muito pouco, quase nada. A tendência é que você veja a Netflix como uma amiga popular e acessível que cometeu um errinho, e não como uma empresa bilionária. Por isso, quando ela responde uma crítica de forma engraçadinha, algumas pessoas podem sim esquecer o problema, "perdoando" a coitada. Isso, é conexão de primeira. Humanização da marca.


Já falamos sobre outros momentos da Netflix neste texto, e ela já foi citada diversas vezes no nosso blog. Corre pra ler porque vale a pena!


Agora, vamos aos melhores momentos da Netflix nas redes sociais?


  1. A Netflix cansada de ser a Netflix:


Tem dias que eu só queria trocar de lugar com a Netinha...


tweet social media da netflix

  1. Pare de chamar o social media de estagiário.


Tem estágiario por aí que é mais dono do que o dono.


(E um beijo, estagiários! Não somos nada sem vocês).


tweet social media da netflix

  1. Anotando pedidos e revirando os olhos.


Já parou pra pensar que pra Netflix você é tipo aquele chefe chato que vive fazendo pedidos absurdos?


tweet social media da netflix

  1. Ela tá soltinha na pixxxxta.


Ninguém quer começar compromisso perto do carnaval, né? Mesmo que seja para assistir filminho agarradinho.


tweet social media da netflix

  1. Sem medo de provocar os clientes.


Já que metade das interações é de reclamações (bem-humoradas ou não) melhor aproveitar para gerar engajamento.


tweet social media da netflix

  1. Nem só de piada vive a Net.


A Netinha (ela faz questão de dizer que é menina) também já teve seu momento militante feminista.


tweet social media da netflix feminista

  1. E sobrou até para a Anitta, que sentiu o jogo virar.


Anitta viver justificando seus movimentos como "estratégia para a carreira internacional". Claro que isso virou meme. E é claro que a Netflix usou a seu favor.


tweet social media da netflix anitta

Com isso tudo concluímos que: às vezes a gente não perde nem o cliente, e nem a piada. É só saber dosar com a estratégia certa.


Quer conhecer outros social medias muito legais? Siga a Prosear nas redes sociais.

 
 
bottom of page