Publicidade na era dos streamings: Stranger Things
- Gustavo Labadessa

- 16 de out.
- 3 min de leitura

A gente já vem conversando sobre ferramentas de divulgação para produções audiovisuais há um tempo. Nessa saga já vimos exemplos de divulgação para séries, com a fantástica campanha de True Blood, e para filmes, usando de exemplo o clássico do cinema Psicose. Hoje, vamos falar de algo um pouco mais recente. Vamos ver como a publicidade foi usada no streaming observando exemplos de anúncios criados para a série Stranger Things.
Pra começo de conversa, caso você tenha vivido em um mundo paralelo nós últimos 10 anos, Stranger Things é uma série de ficção da Netflix — sendo um dos seus maiores sucessos — que conta a história de um grupo de amigos que passam a enfrentar problemas sobrenaturais na cidade onde moram.
A série se tornou um fenômeno em todas as suas temporadas e, ao longo dos anos, foi acumulando várias campanhas de divulgação. Separamos aqui as nossas favoritas.
Xuxa só para estranhinhos
A primeira temporada de Stranger Things não contou com grandes investimentos de divulgação mundial, o que não impediu seu sucesso. Aqui o marketing boca-boca fez sua função e popularizou a série a ponto da Netflix olhar para ela com outros olhos.
Mas ainda assim houveram grandes momentos. No Brasil, um deles foi a parceria da Netflix com a Xuxa, que deu origem a uma série de vídeos hilários. Em um deles, por exemplo, a rainha dos baixinhos recebe uma cartinha da mãe do personagem Will pedindo ajuda para encontrar seu filho e é respondida em um conteúdo cheio de referência a série, aos anos 80 e à carreira e polêmicas da apresentadora.
Da falta de divulgação ao especial no SBT
Se a primeira temporada de Stranger Things não teve muito investimento para a divulgação, a popularização da série — e a indicação ao Emmy — fez a Netflix mudar de estratégia.
E assim, a partir da sua segunda temporada, os investimentos foram mais intensos e o primeiro episódio da primeira temporada — em um esquenta para a estreia da segunda — foi transmitido no SBT, em uma parceria inédita entre streaming e TV aberta.
A estratégia era a seguinte: em uma madrugada do sábado para o domingo de 2017, a Netflix comprou uma hora da programação do SBT e transmitiu um especial que, além de exibir o primeiro episódio da primeira temporada, contava com gravações feitas especialmente para a ocasião, como um telejornal fictício apresentado por Marília Gabriela.
Stranger Things no Super Bowl
Ainda para a divulgação da segunda temporada, a Netflix comprou um espaço no Super Bowl, um dos eventos esportivos e publicitários de maior importância do mundo, como já comentamos aqui no blog.
O comercial, que apresentava cenas da próxima temporada e revelava a data da estreia, foi o mais comentado durante o intervalo do Super Bowl daquele ano com 307,000 tweets, segundo matéria da Exame. O sucesso do anúncio ajudou a aumentar ainda mais a expectativa para a segunda temporada de Stranger Things.
Marcas & merchandising
Com a chegada da terceira temporada, Stranger Things já era uma série aclamada e consolidada, e com isso vieram as marcas. Foram inúmeras parcerias com gigantes do mercado, como Coca-Cola, Nike e Burger King.

A Coca, por exemplo, criou latas personalizadas da série, em uma edição limitada e exclusiva disponível em lojas AMPM e na rede Domino’s.
Criando experiências

Para a estreia da 4ª temporada, a Netflix investiu em marketing de guerrilha e experiencial, e com isso o mundo invertido tomou conta do nosso mundo.
Locais famosos de diversos países, como o Empire State, receberam portais para o estranho mundo da série, atraindo visitantes curiosos e, claro, fãs.

Visitantes da Praia de Bondi, em Sydney, por exemplo, se depararam com um portal gigantesco no meio da areia e a ação ficou ainda mais realista com a chegada de atores, em roupas de proteção, que encenavam examinar o portal.
Alcance orgânico
Além de tudo que citamos, a série continuou com o marketing boca-a-boca e seu buzz orgânico. Na estreia da 4ª temporada, Stranger Things foi o assunto mais comentado do Twitter mundial por dias. Já no TikTok, a hashtag #strangerthings tem mais de 100 bilhões de visualizações. Sim, você leu certo, é BI-lhões mesmo.
E pra fechar, vale relembrar que a série foi capaz de colocar a música “Running Up That Hill” da Kate Bush de volta às paradas mundiais depois de 37 anos. Até a Prosear surfou na fama da série:










