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Publicidade na era dos streamings: Stranger Things

  • Foto do escritor: Gustavo Labadessa
    Gustavo Labadessa
  • 16 de out.
  • 3 min de leitura
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A gente já vem conversando sobre ferramentas de divulgação para produções audiovisuais há um tempo. Nessa saga já vimos exemplos de divulgação para séries, com a fantástica campanha de True Blood, e para filmes, usando de exemplo o clássico do cinema Psicose. Hoje, vamos falar de algo um pouco mais recente. Vamos ver como a publicidade foi usada no streaming observando exemplos de anúncios criados para a série Stranger Things.


Pra começo de conversa, caso você tenha vivido em um mundo paralelo nós últimos 10 anos, Stranger Things é uma série de ficção da Netflix — sendo um dos seus maiores sucessos — que conta a história de um grupo de amigos que passam a enfrentar problemas sobrenaturais na cidade onde moram.


A série se tornou um fenômeno em todas as suas temporadas e, ao longo dos anos, foi acumulando várias campanhas de divulgação. Separamos aqui as nossas favoritas.


Xuxa só para estranhinhos


A primeira temporada de Stranger Things não contou com grandes investimentos de divulgação mundial, o que não impediu seu sucesso. Aqui o marketing boca-boca fez sua função e popularizou a série a ponto da Netflix olhar para ela com outros olhos.


Mas ainda assim houveram grandes momentos. No Brasil, um deles foi a parceria da Netflix com a Xuxa, que deu origem a uma série de vídeos hilários. Em um deles, por exemplo, a rainha dos baixinhos recebe uma cartinha da mãe do personagem Will pedindo ajuda para encontrar seu filho e é respondida em um conteúdo cheio de referência a série, aos anos 80 e à carreira e polêmicas da apresentadora.



Da falta de divulgação ao especial no SBT


Se a primeira temporada de Stranger Things não teve muito investimento para a divulgação, a popularização da série — e a indicação ao Emmy — fez a Netflix mudar de estratégia.


E assim, a partir da sua segunda temporada, os investimentos foram mais intensos e o primeiro episódio da primeira temporada — em um esquenta para a estreia da segunda — foi transmitido no SBT, em uma parceria inédita entre streaming e TV aberta.


A estratégia era a seguinte: em uma madrugada do sábado para o domingo de 2017, a Netflix comprou uma hora da programação do SBT e transmitiu um especial que, além de exibir o primeiro episódio da primeira temporada, contava com gravações feitas especialmente para a ocasião, como um telejornal fictício apresentado por Marília Gabriela.



Stranger Things no Super Bowl


Ainda para a divulgação da segunda temporada, a Netflix comprou um espaço no Super Bowl, um dos eventos esportivos e publicitários de maior importância do mundo, como já comentamos aqui no blog.



O comercial, que apresentava cenas da próxima temporada e revelava a data da estreia, foi o mais comentado durante o intervalo do Super Bowl daquele ano com 307,000 tweets, segundo matéria da Exame. O sucesso do anúncio ajudou a aumentar ainda mais a expectativa para a segunda temporada de Stranger Things.


Marcas & merchandising


Com a chegada da terceira temporada, Stranger Things já era uma série aclamada e consolidada, e com isso vieram as marcas. Foram inúmeras parcerias com gigantes do mercado, como Coca-Cola, Nike e Burger King.


coca-cola stranger things

A Coca, por exemplo, criou latas personalizadas da série, em uma edição limitada e exclusiva disponível em lojas AMPM e na rede Domino’s.


Criando experiências


marketing stranger things

Para a estreia da 4ª temporada, a Netflix investiu em marketing de guerrilha e experiencial, e com isso o mundo invertido tomou conta do nosso mundo.

Locais famosos de diversos países, como o Empire State, receberam portais para o estranho mundo da série, atraindo visitantes curiosos e, claro, fãs.


porta stranger things praia marketing

Visitantes da Praia de Bondi, em Sydney, por exemplo, se depararam com um portal gigantesco no meio da areia e a ação ficou ainda mais realista com a chegada de atores, em roupas de proteção, que encenavam examinar o portal.


Alcance orgânico


Além de tudo que citamos, a série continuou com o marketing boca-a-boca e seu buzz orgânico. Na estreia da 4ª temporada, Stranger Things foi o assunto mais comentado do Twitter mundial por dias. Já no TikTok, a hashtag #strangerthings tem mais de 100 bilhões de visualizações. Sim, você leu certo, é BI-lhões mesmo.


E pra fechar, vale relembrar que a série foi capaz de colocar a música “Running Up That Hill” da Kate Bush de volta às paradas mundiais depois de 37 anos. Até a Prosear surfou na fama da série:



 
 
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