top of page

O uso de memes na publicidade

  • Foto do escritor: Francini Rodrigues
    Francini Rodrigues
  • 30 de out.
  • 5 min de leitura
meme rapaz olhando para outra mulher

É inegável que os memes tomaram conta da comunicação nos últimos dez anos. O que não faltam são exemplos de uso desses virais do humor em peças publicitárias, filmes, novelas e até artigos de jornais.


Com possibilidades infinitas de alcance e público, já que literalmente existem memes para todos os gostos, essa forma de comunicar nascida e criada na internet é rápida, simples e pode dar muito certo, desde que usada com sabedoria e no momento adequado.


Mas não vai pensando que é bagunça! Para usar memes na sua comunicação, uma marca precisa saber muito bem onde está se metendo, senão ela pode acabar desagradando um público de gosto muito, muito refinado.


Neste texto, você vai encontrar alguns exemplos bem-sucedidos, e outros nem tanto, de uso de memes na publicidade. Mas antes de mais nada, bora analisar quando um meme é bem-vindo.


Como usar memes na publicidade:


Os especialistas em memes por aí (essa é pra vocês engraçadinhos do antigo Twitter e criadores de boas figurinhas no WhatsApp) categorizam um bom meme com uma receita simples, mas que faz muito sentido uma vez que você a entende.


Os ingredientes para o meme perfeito são:


Timing: Sem ele, nem adianta tentar! O timing do uso do meme precisa ser certeiro. É tipo a deixa para o final da piada, sabe? Contar na hora errada pode estragar tudo. O timing dita quando é a hora de brincar com alguma coisa e quando não é, além do prazo de validade do meme. Sim! Isso mesmo: prazo de validade. Não adianta ficar desenterrando meme velho que já perdeu o timing. Por isso, atenção nas tendências! Pontos extras se você usar o meme primeiro.


Isso nos leva ao segundo ingrediente:


Saturação: Parecido com o timing, mas não exatamente a mesma coisa. A saturação de um meme é alcançada quando ele já foi utilizado demais pelas marcas, a ponto de perder a graça. Todo mundo fazendo igual, saca? Se você perceber o público falando que um meme “saturou”, passe longe dele.


Nicho: Além de público alvo, todo o meme tem um nicho para o qual ele é engraçado. E às vezes, se sua marca não faz parte do nicho, para que se meter? Nem os likes valem uma apropriação de meme. Por exemplo: se sua marca é totalmente conservadora e séria, será que faz sentido usar a gíria de um meme que é comum para o público LGBT+? Pense nisso!


meme pabllo vittar

Estética diferenciada: Aqui, a questão é a seguinte: às vezes, um meme vai ser feio. E tudo bem. Não adianta querer usar foto em alta de banco de imagem chique se o meme tem raízes mais desconstruídas, sabe? Abrace a estética ou vá para casa! Um bom exemplo disso é o que a galera chama de “estáticos”. Você já deve ter visto. São fotos de situações engraçadas que viram meme, geralmente de bichos, famosos ou momentos marcantes, propositalmente colocadas em qualidade ruim para dar um ar mais… “o pior da internet”. No melhor dos sentidos, claro.


Alguns exemplos:


que nunca nos falte o supérfluo meme

lendo e analisando meme

estou aqui para fazer uma denúncia gretchen meme

Seguindo essa receita, pode acreditar, você vai encontrar o meme perfeito para usar na sua comunicação. Para te inspirar, aqui vão algumas marcas que utilizam bem o recurso:


Netflix, a rainha dos memes:


Não tem como falar de meme nas redes sociais sem falar da Netinha. A marca é tão boa na estratégia que parece até nossa amiga íntima contando piadinhas.


Apesar de usar memes em geral, ela brinca muito com o próprio catálogo. Como quando seu filme “Feios” virou meme nas redes sociais, e ela aproveitou o timing.



E quando uma senhora chamada “Nete Felix” deu entrevista para a Globo e virou meme? A Net(flix) não perdeu tempo:


nete felix netflix meme

Dá para ficar horas falando só da Netflix… mas isso é assunto para outro texto!


Duolingo, o aluno do fundão:


Nos últimos anos, a marca descobriu que o humor é seu ponto forte no marketing! O app de idiomas ficou ainda mais popular depois que começou a causar na internet.


A coruja verde já postou foto só de calcinha, e brincou com isso fazendo um outdoor quando o Twitter foi banido no Brasil:


duolingo de calcinha outdoor

Já entrou na treta de memes Portugal versus Brasil, provocando o rival sem deixar de falar de idiomas:


duolingo meme portugal

E já foi parar até no quartinho da Sister Hong, muito antes de o meme perder o timing e ficar saturado:


duolingo sister hong

Além, é claro, de reverter a piada de que o Duo ameaça os alunos que não aumentam a ofensiva (o que significa fazer sua lição diária no aplicativo) criando um meme particular.



Genial, não?


McDonalds, um clássico é um clássico:


Toda regra tem uma exceção, isso é fato. O Méqui (como ele se chama nas redes) sabe bem disso! Já falamos aqui no blog sobre como a nostalgia é uma tendência, e prova disso é que para relançar sua campanha “Festival do Cheddar”, o McDonalds lançou a braba com essa campanha cheia de memes clássicos de um passado nem tão distante assim:



Isso é saber usar o que poderia ser um timing perdido a seu favor, celebrando o “antigo”. Afinal, o que já passou, ainda pode ser bom.


É o iFood do iFood:


Outra marca que é cheia de gracinhas por aí, o iFood surpreendeu ao lançar a “Bia do Brás” do BBB 24 como garota propaganda e entregar o que o Brasil todo estava pedindo: uma versão da Bia mais quietinha, sabe?


Brincadeiras à parte, a marca acertou em cheio para a internet, brincando com o meme “É o Brasil do Brasil”, bordão da Bia durante sua participação no Big Brother, e com o fato de que ela própria é um meme.



Para esse lançamento, todo mundo estava com medo da receita desandar, até porque o meme e a imagem da Bia já tinham saturado, perdido o timing, a graça era levemente nichada e tudo sobre ela, para a internet, tinha estética duvidosa. Mas deu certo. Arrasou, Bia!


E quando o meme vai mal?


Algumas marcas não seguem a receita e acabam perdendo a mão na escolha do meme. A Casas Bahia, por exemplo, já virou assunto entre os internautas por usar demais o meme da Nazaré Confusa, que apesar de clássico, já é antigo.


De acordo com a galera da internet, isso passa uma energia de preguiça criativa e exagero.


Outras marcas já caíram nessa cilada, e o público detesta ficar com a impressão de que uma marca está bancando o “tiozão tentando ser moderno”.


Por isso, vale reforçar: a escolha do meme deve ser feita de maneira sábia!


Tipos de meme na publicidade:


Depois de todos esses exemplos, já ficou claro que dá para brincar com muita coisa! Você não precisa ficar esperando a trend perfeita para viralizar. Você pode:


  • Criar releituras de memes clássicos, com contexto certo;

  • Utilizar assuntos do momento para brincar, mas com bom senso;

  • Aderir às piadas autodepreciativas, com base na opinião do seu público;

  • Interagir com concorrentes ou marcas que agradam seu nicho;

  • Criar memes com seus próprios produtos ou serviços;


O meme certo vai gerar conexão com o público e tem mais chances de viralizar, já que as pessoas interagem porque acham engraçado, sem ligar para o fato de ser uma publicidade.


Aproveite as possibilidades da internet! E não deixe de ler nosso blog e seguir nossas redes sociais para não virar camiseta de saudade, meme saturado, ir de arrasta pra cima e etc…

 
 
bottom of page