top of page

Publicidade para séries: True Blood

  • Foto do escritor: Gustavo Labadessa
    Gustavo Labadessa
  • 6 de out.
  • 3 min de leitura
Banner True Blood

Durante o início dos anos 2000, os vampiros estavam em alta, assim como os live actions estão reinando hoje em dia. E no meio desse mar de produções vampirescas, havia True Blood, um universo onde, graças a um tipo de sangue sintético, os vampiros passaram a andar livremente em meio a humanos comuns.


Com a divulgação da série a HBO acabou se destacando pela criatividade e interação com o público, e para provar que a publicidade é uma excelente ferramenta de divulgação para o audiovisual, aqui vão os principais destaques de anúncios feitos para True Blood!


True Blood: da ficção para a realidade


Lá em 2008, quando a série foi lançada, a HBO criou anúncios de um produto fictício, uma bebida de sangue sintético chamada True Blood, a mesma consumida pelos personagens durante o show.


marketing true blood série

Os anúncios presentes em outdoors, banners e comerciais de TV eram acompanhados de slogans como “All Flavor, No Bite” (algo como “todo o sabor, sem mordidas” em português) e “Real Friends Don’t Let Friends Drink Friends” (amigos de verdade não deixam amigos se alimentarem de amigos).


Para completar a ação, espalharam pela cidade falsas vending machines (aquelas máquinas de comida comuns em locais de grande movimento) que acusavam sempre que o produto estava esgotado e caminhões de entrega “True Blood” circulando pelas ruas, para reforçar a ilusão de que o produto era real.


Humanos VS Vampiros


A estratégia de divulgação ainda contava com atores vestidos como membros de movimentos pró ou contra os vampiros, distribuindo panfletos e engajando o público diretamente em locais estratégicos.


Houve ainda falsas petições circulando em feiras ou eventos, simulando debates reais sobre direitos dos vampiros.


Estratégia de conteúdo


O investimento não parou apenas nos anúncios de sangue sintético. Foi lançado o site oficial para a “venda” do produto. Site onde era possível ver a carteira de produtos da marca, conferir eventos e, claro, saber mais sobre a série — que talvez fosse a única coisa 100% verdadeira de lá.


true blood site marketing

true blood site marketing

Mas não parou por aí! Eles foram além, e criaram também blogs falsos para alguns personagens, como Steve Newlin, que em seu blog era apresentado como o líder de uma organização religiosa anti-vampiros chamada Fellowship of the Sun, mesmo nome do blog.


Os conteúdos fingiam ser reais, com postagens, vídeos e artigos “oficiais” que atacavam os vampiros. E o mais legal é que com a evolução da trama os conteúdos do blog foram mudando também.


Perfil do Twitter


Além dos blogs e sites, a estratégia também utilizou o Twitter como uma das ferramentas centrais da narrativa transmedia. Eles criaram vários perfis falsos de personagens e organizações do universo da série, que interagiam com o público como se fossem reais.


Personagens como Bill Compton, Sookie Stackhouse, Eric Northman e outros tinham perfis que postavam sobre os eventos da série em “tempo real”. Os tweets expunham opiniões, emoções ou pistas sobre o enredo, estendendo o universo da série além da tela.


Organizações fictícias, como “A Fellowship of the Sun” que citamos, também tinham perfis no Twitter, e interagiam com os fãs, promoviam eventos e até debates com "vampiros", tudo como se fosse real.


Experiência do fã: personalize e compartilhe


Com a chegada da quarta temporada foi também lançada a campanha "Immortalize Yourself", onde o público podia inserir seu nome e foto em cenas da série e compartilhar nas redes. A ação acabou atingindo mais de 1 milhão de visitas e milhares de vídeos gerados.



Redes sociais: engajamento o ano inteiro


Também para o lançamento da série, foi criada uma campanha que se iniciou com o envio de mais de mil cartas contendo mensagens criptografadas, endereçadas a perfis influentes. As cartas despertaram a curiosidade dos usuários e geraram discussões pela internet enquanto eles buscavam o significado das mensagens misteriosas.


Ao ser decifrado o código direcionava a um site de acesso exclusivo para vampiros. Os usuários precisavam então convencer que eram de fato vampiros, para finalmente ter acesso ao conteúdo da página. Mais tarde, os mesmos participantes receberam amostras do sangue sintético True Blood pelo correio.


Fonte de sangue


Em uma estratégia de marketing de guerrilha muito bem acertada, a HBO tingiu de vermelho algumas fontes públicas nos EUA para que parecessem sangue, como forma de chamar atenção e reforçar o clima sombrio e vampiresco da série. Essa ação foi feita em locais estratégicos e movimentados, criando curiosidade e estimulando discussões online.


O que deve ter trago ótimos resultados, tendo em vista o poder do marketing de guerrilha, que já comentamos aqui no blog.


fonte true blood marketing

Gostou desse conteúdo? Não deixe de conferir nossos outros artigos aqui no blog e nas nossas redes sociais. Tem muito conteúdo pra você aproveitar até a última gota.

bottom of page