Poosting, a rede social cearense que virou sucesso
- Gustavo Labadessa

- 16 de jul.
- 2 min de leitura

De tempos em tempos surge uma nova rede social na internet, agora a bola da vez é a Poosting, uma plataforma nacional que não usa algoritmos e aposta no feed cronológico. Vem entender mais!
O que é Poosting?
Poosting é uma rede social brasileira, lançada em 2025, que se assemelha à ideia das redes sociais dos anos 2000 e 2010.
A plataforma propõe um espaço sem o ritmo frenético da performance digital alimentada pelos algoritmos e pela publicidade, ao qual já estamos até acostumados, e aposta em um feed cronológico.
Como surgiu a Poosting?
A plataforma nasceu e cresceu no Brasil, e foi desenvolvida pelo cearense Afonso Alcântara. Sobre a intenção por trás da Poosting, ele diz:
“A gente quer um feed onde as pessoas têm a possibilidade de publicar a sua informação, a sua notícia, para as pessoas e elas interagirem entre si. Elas mesmas conseguem ali conhecer novas pessoas, interagir de maneira mais habitual, mais natural, como é na vida real.”
Como funciona a Poosting?
A mecânica é bem simples! Na verdade, a Posting é uma plataforma de compartilhamento de texto, foto ou vídeo com foco na conexão e interação entre usuários.
Assim como as redes sociais que já conhecemos, é possível seguir e interagir com outros perfis com curtidas, comentários e compartilhamento de posts, além da opção de chat privado - como a DM do Instagram.
A plataforma também conta com uma área de notícias com destaques e outra para as músicas mais populares do momento.
O que esperar da Poosting?
Desde seu lançamento, a Poosting já é um dos apps mais baixados no Android no Brasil e, segundo análises da Statista, já conta com 5 milhões de usuários ativos no país, enquanto o Bluesky tem 3 milhões, por exemplo.
Crescendo cada vez mais, a Poosting oferece recursos inovadoras que melhoram a experiência de seus usuários, até recursos já vistos em outras redes sociais, como mensagens criptografadas e integração com Pix para doadores. Essas funcionalidades, no entanto, ganham outra vida sem os algoritmos frenéticos das concorrentes, tornando a experiência mais agradável e próxima entre os usuários.
Poosting e a nostalgia do antigo Twitter:
Outro ponto a favor da rede social cearense é sua semelhança com o, agora falecido, Twitter. Com um feed variado e simples, sem corrida por engajamento, perfis com selos de verificação, filtros para fotos e afins. São apenas perfis interagindo entre si.
Desta forma, a Poosting ainda ganha alguns usuários pela nostalgia.
No fim, a Poosting não chega para ser gigante das redes sociais, e talvez essa nem seja a intenção mesmo. Seu diferencial é ser real, uma plataforma que permite que você seja apenas um usuário postando e compartilhando seus interesses, se distanciando da ideia de ser um criador de conteúdo e/ou uma marca, como vemos acontecer com usuários comuns em outras redes.
Curtiu? Acompanhe as nossas redes sociais para mais informação, curiosidades e mídia!










