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4 ideias ruins para NÃO fazer no Dia das Mulheres

  • Foto do escritor: Gustavo Labadessa
    Gustavo Labadessa
  • 6 de mar.
  • 2 min de leitura

Vem com a gente que hoje separamos 4 ideias ruins para NÃO fazer no Dia Internacional das Mulheres.

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Atenção, o Dia das Mulheres está quase aí e, caso você queira fazer alguma ação para esse dia, tome cuidado com a mensagem que você vai passar e. Se achar que ela pode ser ofensiva de alguma maneira ou se você não tiver certeza de que é uma boa homenagem, guarda essa ideia “genial” pra você, combinado?


E para você comparar e saber se a sua ideia é realmente ruim (eu sei que no fundo você já tem essa resposta), separamos 4 ideias ruins para NÃO fazer no Dia Internacional das Mulheres.


  1. Não ofenda as mulheres


Pra começar, vamos falar do básico: não ofenda as mulheres.


Quando for escrever sobre a data, criar uma arte ou pensar num brinde não subestime a capacidade delas e não fale de atributos físicos. Foque em enaltecer e, de fato, homenageá-las, por seu trabalho, conquistas, etc.


Ficou confuso? Bom, vamos a exemplos ilustrados: 


  1. Privilegiar os homens


Se o seu plano infalível para homenagear as mulheres de alguma forma privilegia os homens, como a famosa ação do McDonald 's que, no Dia das Mulheres, deu folga para a parte masculina da equipe, bom, má notícia… não é uma boa ideia.


No caso do McDonald 's, eles até tentaram explicar e dizer que não deram folga para os homens, e sim colocaram eles em outros restaurantes, mas a bagunça já estava feita.


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Então, tome cuidado para ter certeza que sua homenagem não é ofensiva para as mulheres, nem privilegia os homens


  1. Reforçar estereótipos 


A gente sabe que é comum nessa época do ano presentear as mulheres com agrados, mas olha lá o que você vai oferecer. Pensa bem: será que elas querem uma rosa ou um bombom? Elas precisam de maquiagem? Você acha mesmo que um utensílio doméstico é a melhor coisa?


Se você respondeu sim a todas essas perguntas, rapaz… talvez a gente tenha um problema. Você não acha que só está reforçando um estereótipo de delicadeza, vaidade, fragilidade, etc.?


Pensando na publicidade, aqui está um exemplo do que não fazer nesses casos:


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  1. Esvaziar a data


Essa é uma data importante e histórica, que se você não conhece vale a pena procurar e entender melhor, mas resumindo é uma data que marca a luta das mulheres pelos seus direitos.


Então, sem esse papo estereotipado ou dizer que deveria ser uma data de todos ou que também precisa existir o dia do homem (que existe, tá? É dia 19 de novembro, se faz tanta questão de saber). A dica aqui é: se for pra falar algo assim, melhor não dizer nada.



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Para resumir, a recomendação é pensar fora da órbita do seu umbigo e tentar fazer algo que realmente homenageia esse público e não uma pataquada vazia ou ofensiva. Entenda o público, converse com ele, procure referências boas, mas na dúvida, não faça nada, você não precisa falar sobre tudo.


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