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5 passos para planejar suas redes sociais para 2025

  • Foto do escritor: Gustavo Labadessa
    Gustavo Labadessa
  • 3 de fev.
  • 3 min de leitura

Vem com a gente prosear sobre como você pode planejar todo o seu ano para ter uma jornada muito mais tranquila.

5 passos para planejar suas redes sociais para 2025

A nossa conversa sobre Social Media segue por aqui, no texto passado conversamos um pouco sobre Tendências para as Redes Sociais em 2025 e dessa vez vamos prosear sobre como você pode planejar todo o seu ano para ter uma jornada muito mais tranquila.


Vem com a gente conferir os 5 passos que vão te ajudar a ter um planejamento perfeito.


Passo 1: Entenda seu 2024


“Pensar o passado para compreender o presente e idealizar o futuro.” - Heródoto, historiador e geógrafo grego

O primeiríssimo passo para você começar a pensar no seu próximo ano é entender como foi o anterior. Então sem preguiça, separe todas as informações que você pode sobre os seus perfis como, post com maior engajamento, qual perfil gerou mais conversões, etc…


Aproveite também para dar uma conferida no que seus concorrentes andam fazendo pelas redes e em perfis de marcas que você admira, no nosso artigo sobre Como Buscar Referência para Posts de Rede Social no Natal, falamos um pouco sobre como essa estratégia pode ser benéfica.



Passo 2: Defina objetivos


Você já entendeu o que funcionou e o que não foi tão bem no seu último ano, agora é hora de definir o que você quer conquistar em 2025, pode ser gerar mais engajamento ou aumentar a visibilidade e reconhecimento da sua marca.


Com o objetivo claro e uma análise do seu ano anterior, você pode entender o que você pode fazer e quais ferramentas você já tem domínio para atingi-los.


Vamos supor que seu objetivo para 2025 seja gerar mais engajamento nos seus posts, você pode olhar para os dados que levantou e descobrir o seu post mais curtido, o com maior número de comentários, aquele que teve mais salvamento e compartilhamentos e encontrar o que eles têm em comum, ou que tipo de conteúdo tem essa resposta do público.



Passo 3: Crie seu calendário editorial


Pense nos seus posts de maneira estratégica, balanceando sempre entre conteúdos de vendas e conteúdos que podem interessar seu público que podem ser desde posts engraçados até papo cabeça, isso vai depender muito do posicionamento da sua marca e do seu público-alvo.


Nesse momento é importante se atentar ao calendário promocional também, faça um levantamento de datas importantes do ano como dia das mães, páscoa, carnaval e datas importantes para o seu segmento, por exemplo, se você administra o perfil de um consultório veterinário e bom saber quando é o dia do cachorro e do gato.



Passo 4: Se programe


Manter a constância nas redes sociais é extremamente importante, assim, defina o tanto de vezes que deseja postar em cada plataforma por semana e mantenha esse fluxo o ano todo.


Claro, se for preciso você pode aumentar ou diminuir essa quantidade quando necessário, o importante é não abandonar o seu perfil por tempos mais longos.


Para te ajudar nessa tarefa utilize ferramentas de agendamento de posts, atualmente as próprias mídias sociais já oferecem recursos próprios de agendamento.



Passo 5: Não deixe pra depois


No primeiro passo desse artigo falamos para você analisar o seu ano anterior para descobrir como ele foi, mas você não precisa — e não deve — deixar para fazer isso apenas no fim do ano.


Durante o ano todo acompanhe métricas como engajamento, alcance, conversões, tráfego (pago, se houver, e orgânico), realize testes para saber qual tipo de conteúdo funciona melhor com seu público e, além disso, fique atento aos feedbacks dos seus clientes, ou seja, leia e responda aos comentários e interaja com seguidores.


Para facilitar, crie uma periodicidade para analisar seus resultados e, se possível, crie relatórios para ter esses dados documentados assim, em 2026, seu primeiro passo vai ser muito mais fácil.

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