top of page

Os 10 slogans mais memoráveis da publicidade brasileira

  • Foto do escritor: Francini Rodrigues
    Francini Rodrigues
  • 6 de nov.
  • 5 min de leitura

Se tem uma coisa que é capaz de fazer uma marca entrar para a história da publicidade, essa coisa é um bom slogan.


Você pode nunca ter reparado, mas os criativos brasileiros são mestres em criar frases tão carismáticas para assinar suas campanhas que elas podem até se tornar bordão, ditado popular e elogio.


meme brasil

Neste texto, eu não só separei alguns exemplos de slogans marcantes, como fiz um ranking (completamente baseado na voz do povo!) dos mais marcantes da publicidade do nosso país. Vem conferir!


Mas espera… O que é um slogan?


No dicionário oficial da publicidade (não que isso exista, mas imagina) o slogan é uma frase curta que “assina” uma campanha resumindo valores, ideais, objetivos e atributos de uma marca, empresa ou produto.


Eles podem acompanhar logotipos, aparecer como narração em propagandas, ser gravados em outdoors e embalagens ou, simplesmente, cair na boca do povo.


É comum que, quando um slogan é bem feito, ele perdure mesmo depois que a marca deixa de usá-lo, como é o caso de alguns que veremos neste texto.


E o que faz um bom slogan?


Não existe uma “fórmula perfeita” para criar um bom slogan, mas algumas características precisam ser levadas em conta, como originalidade, conexão com o público, adequação ao tom de voz da marca, capacidade de ser lembrado e até fluidez da pronúncia.


Alguns slogans brincam com o nome da marca, contam com rimas, ganham jingles… tudo para chamar a atenção dos consumidores e se destacar no mercado.


E esses, foram os critérios utilizados no meu ranking para ditar os slogans super-poderosos.


Então, sem mais blá blá blá, vamos a ele!


10. A cerveja que desce redondo.


Começando do número dez com esse slogan nota 10! Preciso dizer que cerveja é essa? Não, né?


Esse slogan-sucesso da agência F/Nazca está quase chegando aos 30. Ele vem direto de 1997, e acompanha as propagandas da Skol até hoje, com algumas variações de brincadeiras em campanhas específicas como “desce redondo, que nem água”.


skol desce redondo propaganda

E perfeitinho como só ele, até o símbolo da marca, a letra “O” com a seta, indica seu conceito.


Recentemente, a marca também tem apostado na brincadeira de que outras cervejas “descem quadrado”. E não é que essa comparação pegou?



9. Legítimas, só Havaianas.


Em 1973, a Havaianas percebeu que seu sucesso havia inundado o mercado de réplicas do modelo original. Foi assim que surgiu esse slogan, que apesar de não ser mais usado, é tema das propagandas da marca até hoje com o conceito de “as legítimas”.


A ideia faz sucesso até na gringa, já que os estrangeiros também se renderam ao posicionamento de que usar Havaianas te faz um legítimo brasileiro.


Isso é que é reafirmar originalidade com estilo, né?


E se você acha que as curiosidades param por aí, olha só esse vídeo:



8. Porque se sujar faz bem.


Seus pais talvez não gostassem muito dessa ideia, mas a adaptação do slogan gringo da marca, "dirt is good", também fez sucesso na OMO Brasil.


Defendendo o direito de se divertir da criançada, mas lembrando que OMO garante que os adultos não precisam se preocupar com manchas, a marca resume bem o que quer passar: um conceito familiar, tradicional, que valoriza os bons momentos.


Todo mundo se identifica, porque se sujar faz parte da vida. Slogan tão icônico, que virou até campanha de esportes:



7. S de saudável. S de Sadia.


Em 1980, a Sadia deu início à sua marca registrada na publicidade: brincar com a letra "S".


Esse slogan, que também já contou com algumas variações, caiu nas graças do público e virou um marco! Quem nunca ouviu alguém soletrar algo falando: “É com S, de Sadia”?


O slogan reforça o que a marca deseja transmitir: que suas proteínas têm qualidade, e são fundamentais para uma alimentação sadia, sacou?



6. Se é Bayer, é bom.


Esse slogan é exemplo de cultura! Isso porque ele é criação do poeta, engenheiro e publicitário brasileiro Bastos Tigre, direto do ano de 1922.


Simples, objetivo, atemporal. O slogan segue reconhecido nos dias atuais e transformou uma empresa de conceito difícil para o público geral como a Bayer em uma sobre a qual todo mundo sabe, e a tornando carismática, tarefa nada fácil para uma empresa química e farmacêutica. Afinal, o povo não costumava pensar muito no laboratório ao comprar um remédio…


O slogan deu tão certo que foi traduzido para o espanhol e acabou se tornando o oficial da marca em toda a América Latina. Chique, né?



5. “É gripe? Benegrip” e “Dor de cabeça? Chama a Neosa.”


Pois é. Eu menti. Disse que seriam os 10 slogans mais marcantes... Mas você deve concordar que não dava para deixar nenhum desses dois de fora, né?


Eles têm a mesma estrutura de criação, e além de tornarem o produto a resposta para uma pergunta (o que fixa na mente do público que é uma maravilha), também utilizam o recurso da rima. Ah, e eles não deixam dúvidas de para que os remédios servem. Impecáveis!


Então, empatados no quinto lugar, o famosinho que é resposta sempre que alguém diz que está com gripe, e aquele que já ficou pelo menos uma vez na sua cabeça, com toda a certeza.


neosaldina propaganda

benegrip propaganda

4. Pergunta no Posto Ipiranga


Criado em 2011 pela agência Talent, o bordão dos comerciais do Posto Ipiranga só caiu nas graças do público em 2014, e até hoje é uma brincadeira por aí. Então, se seu informante não puder te ajudar, talvez o Posto Ipiranga possa, trazendo a ideia de que a marca faz tudo por você e sabe sempre o que é melhor.



3. 1001 utilidades.


Finalmente chegamos no topo do nosso ranking!


Quem ocupa o terceiro lugar é a Bombril, que não só emplacou o slogan, como também o garoto propaganda e o formato de comercial. Difícil de superar, viu?


Criação da DPZ em 1978, com a interpretação do talentoso Carlos Moreno, esse slogan fez tanto sucesso que virou elogio para sempre que alguém, assim como o Bombril, tem 1001 utilidades.



2. Tomou Doril, a dor sumiu.


Aposto que você diz isso sempre que toma um, ou sempre que está com dor.


E eu sei, eu sei, já tivemos remédios demais aqui nesse ranking, mas esse merecia o top 2 porque além de se tornar super popular, ele também ajudou a “consertar” a imagem da marca após uma polêmica que você nem deve conhecer, porque foi ofuscada pelo sucesso dele.


Acontece que essa canetada em forma de slogan é do Agnelo Pacheco, que foi chamado justamente para criar uma nova assinatura para o produto, já que a antiga frase, que era "Doril manda a dor para a p#t4 q#3 p4R!#” não pegava muito bem com as donas de casa, e não combinava com a ideia da marca. Pois é. Mudança necessária, acerto inegável!



1. Não é assim... uma Brastemp.


Em primeiríssimo lugar, ele que, além de um slogan, virou quase um dito popular. Tem gente que ainda diz “é, não é uma Brastemp” quando quer dizer que algo não é tão bom, mas serve. Já ouviu isso?


Pois é. O slogan top 1 ganhou uma série toda de campanhas, teve fases de auge e até hoje tem gente que acha que ele segue sendo o atual da marca. Isso é que é ex inesquecível, né?


Para completar, ele cumpriu o que todo “slogan dos sonhos” deseja cumprir, já que a agência Talent, criadora do texto, fez da marca a top de vendas dos anos 90 com essa única frase.



Olha… esse top 10 11 foi difícil de decidir, viu? Até porque, o que o Brasil tem de sobra é talento para a publicidade.


E você, o que achou desse ranking? Ele desceu redondo? Foi uma Brastemp? Não sei o que você acha, mas ele com certeza é um legítimo Prosear. Então, segue a gente pra mais!

 
 
bottom of page