O que é Inbound Marketing? Saiba quando essa pode ser uma boa estratégia.
- Francini Rodrigues
- 2 de abr.
- 5 min de leitura
O Inbound Marketing é uma estratégia que utiliza diversos elementos da produção de conteúdo para atrair, entreter e conquistar os clientes, fazendo com que eles venham até você. Vem entender!

Entendendo o Inbound Marketing:
Você é do tipo que pula as propagandas do YouTube? Muda de canal quando começam os comerciais? Fica irritado quando precisa fechar diversos pop-ups? Tudo bem, eu entendo.
Mesmo quem é da área da publicidade sabe que na maioria das vezes essa invasão de vendas e informação não é bem-vinda.
Foi assim que surgiu o Inbound Marketing, que numa tradução livre também chamamos de “Marketing de Atração”.
Como sou entusiasta de traduções e etimologia, vale dizer que a palavra em inglês “Inbound” é formada por dois conceitos: “In” que literalmente significa “dentro”, e “bound” que serve para sinalizar algo que vai “em direção de”.
Sendo assim, o Inbound Marketing é o marketing voltado para dentro, aquele que gera conteúdo para que o cliente se dirija até a marca, e não o contrário.
Oposto ao Outbound Marketing, o tradicional — esse do comercial que interrompe seu vídeo —, o Inbound Marketing não invade sua casa, mas te convida para visitar a dele, porque o que tem para oferecer é de qualidade, te interessa e ainda te faz voltar.
Internet, a terra do Inbound Marketing:
Seguindo essa analogia, se sua marca é uma casa, o Inbound Marketing é um convite e o cliente é a visita, a internet é terra de diversas propriedades competindo para ver quem recebe mais a galera.
Do ponto de vista mercadológico, quem opta pelo Inbound Marketing não está interessado em turistas ocasionais, mas em hóspedes fiéis que passam longas temporadas na “casa da marca", recomendam a estadia e podem até virar inquilinos permanentes.
Depois da democratização da internet, a publicidade — assim como tudo mais — se reestruturou. Afinal, propaganda é muito sobre se adaptar à sociedade.
As redes sociais fazem com que fique mais fácil para o público encontrar aquilo que ele precisa. Seguimos páginas que conversam com o que somos, o que buscamos e o que queremos ver no mundo. Por isso, é tão importante investir na criação de conteúdo.
Como fazer Inbound Marketing?
Em um mar de gente falando sobre tudo, fica até difícil concorrer, né? É que atualmente, as marcas não competem apenas por consumidores atrás de produtos, mas por visualizações, curtidas e compartilhamentos nessa terra fértil que é a internet, onde, a cada dia, cada vez mais criadores brotam.
Para se adequar e chamar atenção na multidão, a regra é oferecer algo que o seu público quer ver. Ou ouvir, ler, aprender…
Aqui vai um exemplo:
No marketing tradicional, uma marca de sapatos faz anúncios direcionados com base em algoritmos e dados, mostrando a beleza do produto, qualidade e material.
Já na estratégia inbound, a marca cria uma página que publica dicas frequentes de moda, ensinando como estilizar os sapatos com cada tipo de roupa, como você pode higienizar seus calçados e muito mais.
A diferença, é que no Inbound Marketing quem vai receber informações sobre o seu produto quer mesmo consumir aquele conteúdo. Então, o espectador não receberia um vídeo aleatório de uma sapatilha no meio de uma pesquisa, e sim seguiria um canal de dicas que te interessam, por livre e espontânea vontade.
Portanto, o primeiro objetivo dessa tática de vendas é te oferecer alguma coisa que agrega (seja informação, entretenimento ou diversão), te fazendo escolher ficar, e só então garantir sua compra. Ou seja, os benefícios do produto são percebidos com o tempo, ou têm valor agregado pela importância da marca.
Isso pode fazer o produto parecer mais demorado para vender, já que você precisa criar conteúdo e público, mas o retorno — a fidelização — também é mais duradouro.
Para aplicar essa estratégia, alguns dos meios mais utilizados no Inbound Marketing são:
Blog;
Newsletter;
Podcasts;
Vídeos;
E-books.
Dentro desses canais de informação, ferramentas como SEO e E-mail Marketing são muito utilizadas para atrair o público e espalhar o conteúdo.
Bom, bonito e barato:
Se a intenção primordial aqui é gerar encantamento, será que o Inbound Marketing funciona mesmo como captação de clientes reais, aqueles que vão comprar seu produto ou contratar seu serviço?
A resposta é sim! Principalmente na internet.
Além de captar pessoas realmente interessadas na sua marca, que por consequência conversam com seu produto, ser autoridade no marketing de conteúdo pode te levar a se tornar “top of mind”, ou seja, aquele de quem as pessoas vão se lembrar primeiro quando precisarem de algo como o que você vende.
Outro ponto positivo é que o Inbound Marketing é um investimento em comunicação muito mais barato. Além de funcionar dentro do seu próprio canal de vendas, o que significa que você não precisa comprar espaço publicitário em outdoors ou na TV, por exemplo, ele ainda pode ser feito com muito mais frequência, agilidade de adaptação dependendo da resposta do público e até com verbas e equipes menores.
E vamos combinar: é muito mais gostoso assistir uma “propaganda” — disfarçada de conteúdo — que você foi buscar, ao invés de ser atingido por ela, né? Por isso, o Marketing de Atração bem feito ainda consegue te trazer mais clientes, e mais do que isso, até fãs.
Nessa estratégia, o que não falta é possibilidades!
Tendências do Inbound Marketing:
Com a internet se reinventando para manter todo mundo conectado e interessado o tempo todo, fica cada vez mais fácil divulgar seu conteúdo, mas alguns formatos vem ganhando destaque no mercado!
Videocast: Programas sobre diversos assuntos que podem ser assistidos ou ouvidos, e ainda rendem cortes que viralizam nas redes sociais.
Exemplo para copiar: Clínica de estética que fala sobre beleza e cuidados.
Canais de Transmissão: Esse recurso presente nas redes sociais com chat, como o Instagram e o WhatsApp, já se tornou queridinho das marcas e vendedores. Os canais são ótimos, pois funcionam como uma ponte direta para conversas com o seu público.
Exemplo para copiar: Um sebo de livros que comenta lançamentos, conta curiosidades e faz até clube de leitura com seus seguidores do canal.
Perfil de conteúdo: O clássico dos clássicos! Fazer com que seu perfil nas redes seja de conteúdo, e não apenas de vendas, ajuda os clientes a verem o seu produto e continuarem a seguir mesmo depois da compra.
Exemplo para copiar: Oficina mecânica que dá dicas de cuidados com os carros, compartilha reviews de modelos e conta novidades do mercado no Instagram.
Parceria com influencers: Esse pode entrar em outras categorias de estratégias publicitárias, mas também funciona como marketing de atração quando os influenciadores se tornam embaixadores de uma marca, sendo “a cara do negócio” e dividindo informação sobre o assunto.
Exemplo para copiar: Marca de alimentos que ensina receitas em um canal próprio com um chef influencer.
Claro, lembre-se de adaptar a estratégia e o canal ao seu produto, ao perfil da sua marca e ao seu público, sempre refletindo se faz sentido. Pergunte-se onde estão as pessoas que se interessam pelo que você tem a dizer. Afinal, compartilhar conteúdo no formato errado pode te frustrar.
Quer conferir alguns exemplos reais de Inbound Marketing? Te convido a visitar nosso portfólio aqui. Por lá, você vai encontrar desde projetos da Prosear até iniciativas de atração para clientes.
E já que eu fiz o meu jabá, que tal seguir a Prosear para ficar por dentro das nossas dicas? Juro que vai ser legal. E eu nem interrompi o texto para dizer isso…
Até a próxima prosa. Já tô indo!